17 de ago. de 2011

Teia de empregos

Saudações, terráquios!
 
Eis que durante minhas férias por tempo indeterminado, sustentadas pelo nosso maravilhoso Governo (que paga mais para ficar em casa do que para suar a camisa pelo país), resolvi fazer valer a pena cada real e elaborar um guia de como conseguir entrevistas de emprego sem sair de casa (este guia não te garante a conquista, pois, a conquista pelo tão desejado cargo depende de n variáveis, como postura, linguagem, formação, simpatia, se o Timão ganhou no domingo... etc).
Segundo José Luiz Rodrigues Bueno, diretor do RH do Bradesco - a empresa mais procurada por profissionais em 2010, de acordo o Instituto Greate Place to Work -, que teve em torno de 128 mil currículos analisados no mesmo ano, o melhor conselho " é o cadastro pelo site, de maneira a permitir a consulta eletrônica. Esse é o tipo de candidatura mais viável." De acordo Luís Testa, diretor de marketing do vagas.com.br, “ao alimentar o software com o perfil estabelecido, o RH recebe automaticamente a lista dos currículos adequados. A partir daí, começa a seleção.” (1)
  
O melhor site para pesquisar (leia bem: pesquisar, p-e-s-q-u-i-s-a-r, pes-qui-sar, pesquisar) vagas de emprego é o indeed, que funciona como se fosse um google, só que para empregos. Ele exibi todos os sites que estão com a vaga anunciada e, a partir daí, você se cadastra nos sites para candidatar-se. Pode acontecer de retornar a mesma vaga em sites diferentes, se isso acontecer, se cadastre em todos, pois são processos de seleção diferentes, aumentando suas chances. Outro ponto forte é que permite gravar avisos de vagas para receber em seu email.


Dos sites privados, analisei os seguintes:


  • Catho - sem dúvidas, o melhor de todos. Possui diversos filtros para refinar a sua busca, como por salário, região, data de anúncio, dentre outros. Fui contatado mais de 15x durante o período de assinatura (9 meses). 
  • Manager Online - eu particularmente não gostei. O filtro de busca das vagas retornam vagas que não teem nada a ver com que você digitou (relatei isto no suporte técnico, e nada fizeram). Uma burocracia para cancelar o cadastro. Bastante vagas anunciadas por agências de recrutamento.
  • Empregos - Apesar de ser pouco difundido na midia, me surpreendeu bastante pelos recursos de filtros (muito semelhante aos da Catho). Percebi, no momento, bastante vagas para região do ABCD, em São Paulo, e outras tantas de agências.
  • Emprego Certo - Possui muitas vagas com preenchidas como "Confidencial" nos campos "nome da empresa", "ramo de atividade" e "porte",o que dificulta o candidato se identificar com a empresa, pois, pode ser que o cargo é o que procura, mas o ramo de atuação, não. Uma das vantagens é que, quem for assinante UOL, tem desconto de 50% (aí, compensa).
Dos gratuitos, destaque a:
  • Vagas - Site excelente para cadastro. Diversas empresas de grande porte anunciam e recrutam usando o sistema. Possui um recurso de análise de perfil psico-profissional (E-talent) que, muitas empresas solicitam como requisito para o processo. Se tiver condições financeiras, adquira o Relatório Completo (veja o meu como exemplo) - é bom para você conhecer seus pontos forte e fracos, que tanto são questionados em entrevistas.
  • Elancers - Site semelhante ao Vagas.com.br: possui um sistema que as empresas utilizam como banco de dados para recrutamento. Eu já fui convocado pela Toyota para entrevista, sem me candidatar para a vaga.
  • Grupo Foco - Possui parceria com diversas empresas multinacionais. Tem vagas de estágio, trainee e profissionais.
  • Infojobs - Bastante empresas de grande porte o utilizam. Cadastro com bastante informações, o que facilita o recrutador achar o perfil que gostaria.
  • Buscojobs - possui análise de perfil profissional (semelhante ao vagas.com, porém, menos completo) gratuito.
  • Ceviu - site específico para vagas de informática e TI. Possui recursos para seleção excelentes. Quem é da área, ou pretende ser, é a melhor dica.
  • Sindusfarma - sindicato da indústria de produtos farmacêuticos, com vagas para profissionais da área de farmácia.
  • CVengenharia -  específico para vagas de engenharia (diversas).
  • NUBE, CIEE e Cia. de Talentos -  site exclusivos para vagas de estágios (a propósito, você sabe quanto ganha um estagiário no Brasil?) 
  • Agencias de emprego -  site reúne lista de diversas agências no Brasil, vale a pena conferir, pois, algumas empresas utilizam as agências como forma de recrutamento. Cadastros imprescindíveis: Luandre, Adcecco, Monster, Manpower e Page Personnel.  
No final da página está disponível para download uma planilha com mais de 60 links de sites de recrutamento e agências. Baixe e aumente suas chances de encontrar o que procura. 
Conclusão
 
Dos sites privados, depedendo de suas condições e o que está diposto de investir em você, recomendo assinar o Catho e Empregos. Os demais, faça o teste gratuito (todos oferecem de 7 a 10 dias, depedendo do site) e tire suas próprias conclusões, pois, não é porque não me serviu, que não servirá a você.  
Dos gratuitos, recomendo que faça cadastro em todos, para garantir. Porém, se o tempo não for o bastante, faça apenas nos indicados acima e acompanhe toda semana se surgiu alguma vaga que lhe interessa. Pois, há recrutadores que acham positivo a atitude do candidato em candidatar-se a vaga - demonstra interesse.  
Lembre-se de que não é a quantidade de vezes que você envia o currículo que fará conquistar a vaga, mas, sim, a qualidade como ele foi enviado, ou seja, capriche bem na descrição de suas experiências, revise palavra-palavra, peça para que amigos revisem para você, evitando que tenha errros de digitação e concordância. 
Baixe a lista de sites de recrutamento e agências.
[dúvidas de como fazer o download?]
__________________________________
(1) Dados retirado da matéria "Site de empresas é mais efetivo para currículo", de Fernando Scheller, disponível em http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/30548/, acessado em 20/08/2011, as 14h30min.

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by SOS Corp.